fbpx

Qual é o Custo que o Stress tem na tua vida?

Todos nós vivemos pequenos níveis de stress nas nossas vidas. Contudo quando existe demasiada pressão ou uma situação extremamente difícil o impacto pode ser a vários níveis:

– Saúde e Bem-Estar;
– Estado Emocional;
– Relacionamentos/Relações Interpessoais;
– Finanças/Dinheiro;
Muito Stress pode levar à hipertensão arterial ou outras questões de saúde.
Em que nível do problema começas a procurar soluções?
Reconheces que o stress está a ter um impacto muito forte na tua vida?
Quais são as estratégias que usas para reduzir esse impacto?
Ontem a caminho da minha aula de danças, fui ligeiramente mais cedo uma vez que ia haver jogo de futebol e a 2º Circular ia estar completamente caótica e podia chegar atrasada.
Assim que cheguei à rua onde costumo dançar, haviam vários carros bloqueados, e ao longo do percurso tinha dois jovens aos berros desorientados.
Estava na dúvida de os abordava para ajudar ou se ficava no silêncio, decidi ouvir a minha intuição e aproximei-me e perguntei se precisavam de ajuda.
Um deles estava “meio paralisado” e o outro corria pela rua e berrar à procura da empresa que os bloqueou uma vez que tinha apenas passado 10 minutos do sucedido.
Já conhecia aquela situação e sabia que não era fácil uma vez que é uma despesa que não estamos à espera. Decidi conversar com o rapaz que estava paralisado e perceber se já tinha contactado com a empresa para desbloquear. A resposta que me deu, foi que já tinha tentado mas não estava a conseguir falar, peguei no telemóvel e fiz todo o contacto e preparei com ele os documentos que era necessários para resolver.
Depois de “sair” daquela situação fiquei a pensar nas diferentes formas que nós temos para lidar com o Stress e a alteração significativa que existe no nosso estado emocional. 
Nesta situação perante o mesmo “stress” um rapaz berrava e o outro estava completamente apático. 
Estado Mental:
Quando estás em stress tendencialmente pensas e ages de forma negativa e ao longo do tempo o cansaço vai aumentando por mais horas que durmas. Algo comum é a “obrigação” que sente em cada tarefa que faz, não existe paixão, nem entusiasmo. 
Relacionamentos/Relacionamentos Interpessoais:
O stresse tem um efeito muito adverso nos relacionamentos. Quando estás constantemente preocupado, ou a tentar lidar com todas as pressões da tua vida ou do teu trabalho, isso pode colocar uma enorme pressão sobre o teu relacionamento. Por exemplo, assim que chegas a casa do trabalho, a única motivação é “comer qualquer coisa e ficar no sofá”.
Existe uma quebra na comunicação e intimidade porque estás sempre cansado. A solidão pode também causar stress nos relacionamentos, por exemplo, quando um elemento do casal fica sempre longas horas a trabalhar.
Finanças/Dinheiro
Com que frequência sentes necessidade de terapia de Shopping?
Quanto gastas em roupas, ténis, maquilhagem e sapatos?
Se costumas consumir bebidas alcoólicas todos os dias, assim que sais do trabalho, quanto gastas por semana?
Se fumas, quanto custa o teu hábito?
Quanto gastas em tratamentos de beleza para aumentar a tua auto-estima?
Se comer é um “conforto” quando estás stressado, quanto custa esse hábito quer em termos da tua aparência, quer a nível financeiro?
Para muitas pessoas gastar dinheiro é uma estratégia de preencher um vazio, tive uma cliente que tinha mais de 200 pares de sapatos muitos com a etiqueta, “era o seu escape” à saída do trabalho..
Partilho algumas perguntas para reflexão:
O que podes fazer agora para ter uma vida mais tranquila e deixar o stress?
Antes de “chegares” ao teu limite, que passo pequeno podes dar em prole de um estado emocional diferente?
Se sentes que estás preparado agora para entrares em acção e deixares o stress em prole de uma qualidade de vida mais saudável agenda a tua sessão de coaching, constuímos um plano de acção juntos:

Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Skype: flaviao.gouveia.