fbpx

O poder do Choro

Quando choras, há uma emoção que está a ser libertada.

Chorar é um é calmante natural: reduz a ansiedade e o stresse. O choro desencadeia uma série de reações no nosso corpo e estimula a libertação de endorfinas no nosso cérebro que promovem um estado de relaxamento e paz. Isso gera um impacto positivo no humor, atuando sobre o nível de stresse e alívio da dor. O seu efeito relaxante ajuda as pessoas a dormirem melhor e com mais facilidade. É por isto que depois de chorar, nos sentimos muito melhores e relaxados. Muitas vezes chorar é considerado um sinal de fraqueza, quando na realidade pode ser um sinal de força emocional. As lágrimas dizem muito sobre nós. É um excelente momento para praticar o autoconhecimento. Esse momento permite-nos avaliar quais são as nossas fraquezas e vulnerabilidades, o que nos afeta e quais são as nossas necessidades. Portanto, aproveitem as lágrimas. Elas não só são a água que limpa a alma, mas também limpa os nossos olhos, emoções e pensamentos, e permite a ver as situações noutra perspectiva.

A lágrima é considerada o “colírio do cérebro”, ajuda na recuperação dos estados psicológicos de tensão. Ao tentar conter as lágrimas, estamos bloqueando essa limpeza emocional de que tanto precisamos. Portanto, não sintas medo, temor ou vergonha de expressar o que sentes. Vamos liberar a nossa angústia, dor ou alegria. Todos nós precisamos de chorar para aliviar alguns pesos e nos tornarmos mais leves. Por isso, quando vês alguém a chorar, não peça para que ela pare de chorar. É comum as pessoas ao verem alguém chorando pedirem para que pare, como uma tentativa de consolo. Mas chorar em resposta a algo que te doi é normal e saudável. O pranto é um mecanismo natural e deve ser usado quando for necessário. Essa é uma experiência catártica, que lava os sentimentos incômodos de dentro para fora. Não reprimas essa manifestação. Ter uma boa sessão de choro deixa uma sensação de alívio. Deixa que as águas fluam e façam a limpeza necessária e vê como te sentes melhor.

Muitas vezes nas sessões de coaching as pessoas pedem desculpa por não conseguirem “controlar” o choro eu agradeço e peço para termirem essa emoção. Socialmente é mais aceite o sorriso ou a gargalhada, quando o choro é poderoso ao nível da dor.

Dói porque não aguenta mais uma situação.

Dói porque sente-se desiludida

Dói porque perdeu um familiar/amigo

Não tenhas medo de chorar, eu faço as vezes uma boas sessões de choro e fico como nova.

Sessões individuais de Coaching Online

coachflaviagouveia@gmail.com