Ter confiança no que faz torna-se crucial para o sucesso profissional.
A nossa confiança pode surgir de diferentes formas:
- Comportamento;
- Humor;
Quando os níveis de confiança e autoconfiança estão baixos acaba por ter um impacto forte em várias áreas da vida como: relacionamentos, carreira, estilo de vida, saúde e bem estar.
Confiança Baixa:
Ter níveis de confiança e auto-estima baixos podem tornar a sua vida muito monótona, a boa notícia é que ambos podem ser desenvolvidos com o apoio do coaching. Quando começa o processo, a primeira coisa que fazemos é perceber qual é o seu nível atual de auto-estima e confiança. Com o decorrer nas sessões gradualmente a sua auto-estima e confiança são solidificados com a criação de uma nossa perspetiva sobre si e a sua identidade.
Quando é realizado um processo de coaching com foco na auto-estima e a autoconfiança são desenvolvidos vários aspectos:
- Presença Física;
- Confiança Social;
- Confiança/status;
- Independência e Autonomia;
- Relacionamentos afetivos;
- Comportamento;
- Linguagem Corporal;
Quando estamos mais confiantes estamos mais positivos e emanamos uma energia mais atrativa.
Sentimentos/Emoções que ocorrem quando a auto estima e a confiança estão em baixo:
- Desconforto e timidez;
- Indecisão fase às escolhas;
- Sensação de Inutilidade;
- Pensamentos Negativos sobre as suas competências em geral;
- Incapacidade de desfrutar e relaxar com situações que dão prazer;
- Sensação de perda de rumo;
Sentimentos/Emoções que ocorrem quando a auto estima e confiança estão altas:
- Maior prazer na vida
- Conforto quando enfrenta novos desafios;
- Entusiasmado com novas oportunidades;
- Confiante com as suas opiniões e ideias;
- Respeito pelos outros;
- Foco em Soluções;
- Entusiasmo e convívio social;
- Motivação em alcançar novos projetos e objetivos;
Como pode melhorar a sua confiança e autoconfiança através do coaching?
O coaching desenvolve técnicas e ferramentas de projeção auto-imagem e criação de uma visão positiva da vida, começando a partir de dentro. Existe um trabalho de analise das crenças limitadoras de modo a promover uma mudança sobre crenças possibilitadoras. Por sua vez esta alteração leva ao aumento da sua auto-estima e ajuda-o a construir uma auto-imagem forte e positiva.
Autoconfiança
A autoconfiança é desencadeada sobre a forma como vê as suas competências e comportamentos. Uma pessoa que tem altos níveis de confiança pode aprender coisas rapidamente, ou seja confia que pode entrar em ação com um bom desempenho. Por definição, a autoconfiança significa ter fé ou confiar em si mesmo.
Todavia, a confiança também pode ser descrita como a forma que nos projetamos para os outros. Muitas pessoas podem retratar uma imagem para os outros com total confiança mas sentem-se com medo. Este é um método de proteção usado por muitos para cobrir uma falta de auto-estima ou outros sentimentos sobre si mesmos que preferem não reconhecer ou mostrar.
Auto-Estima
A auto-estima descreve a forma como se sente sobre si mesmo, independentemente da sua aparência, conquistas ou outras coisas nas quais se sentir confiante. Está intimamente associada ao orgulho e ao auto-respeito que possui. Se tem uma alta auto-estima, geralmente está feliz consigo próprio e tem uma boa opinião de si mesmo.
A auto-estima relaciona-se com a maneira como nos comparamos com os outros. Isso pode cobrir uma série de coisas, como se pensamos que somos tão inteligentes, atraentes, adoráveis, bem-sucedidos.
Consequências da Baixa auto-estima:
- Alterações de humor
- Comparação constante com os outros
- Sensação de inferioridade
- Busca pela perfeição
- Tristeza
- Culpa
- Ansiedade
- Fuga de desafios por medo
Auto imagem
A auto-imagem pode ser explicada como uma mistura de auto-estima e confiança. Neste sentido, abrange coisas como aparência, competências, sexo, idade, sucesso, carreira, inteligência e muito mais.
A auto imagem envolve a impressão que tem de si e como se sente nessa pele.
Exemplos onde pode sentir confiança
Confiança no trabalho
Ter confiança no que faz torna-se crucial para o sucesso profissional. Não importa a situação de trabalho que está – colaborador ou director – a confiança desempenha um papel importante nas atividades do dia-a-dia na maioria das tarefas.
A confiança no trabalho permite ser flexível, assertivo e focado, aumentado assim os resultados na sua carreira.
Aqui estão algumas áreas que o coaching pode actuar sobre a Confiança em Contexto Profissional:
- Coaching de liderança;
- Mudança/Cargos
- Resolução de Conflitos
- Falar em público
- Gestão Emocional (stress, raiva)
Os benefícios de uma atitude mental positiva – Autoconfiança
Há muitas maneiras de melhorar a sua autoconfiança, algumas podem funcionar melhor do que outras. No entanto, o principal fator a lembrar é de o acreditar em si mesmo para começar a fazer mudanças. Se habitualmente tem pensamentos positivos, então é mais provável que atinja os seus objetivos.
A maioria das técnicas para desenvolver a autoconfiança são baseadas em torno do poder da mente e do corpo – trabalham em conjunto de modo a alcançarem os resultados que está procurando. Uma atitude mental positiva irá ajudá-lo a superar muitos obstáculos e permite perceber o incrível poder da sua mente.
Em contrapartida, uma atitude negativa criará sentimentos, resultados e baixos níveis de confiança.
A beleza de qualquer técnica baseada numa atitude mental positiva é que não precisa saber o resultado de uma ação para poder fazê-la, basta simplesmente acreditar que pode fazê-lo e o seu corpo seguirá fielmente. Isso nem sempre pode acontecer imediatamente e precisa de muita prática, mas é uma técnica comprovada que pode produzir resultados.
Dicas de construção de confiança
Aqui estão cinco maneiras de ajudar a construir a sua confiança. Pode usar como processo de Auto-Coaching:
- Tente remover pensamentos negativos
Se está constantemente duvidando de si mesmo, talvez seja necessário avaliar o seu círculo interno de amigos e familiares. Pode ser difícil aceitar, mas muito de quem somos advém das pessoas que estão à nossa volta.
- Mude sua linguagem corporal
Pode começar lentamente a desenvolver a confiança ao mudar a sua linguagem corporal. Isso começa com a sua postura, contacto com os olhos e sorrir. Um sorriso simples emana a confiança. Sorrir não só tornará os outros mais confortáveis ao seu redor como pode fazer se sentir melhor também.
Tente imaginar uma pessoa que está sorrindo com boa postura – essa pessoa parece confiante.
- Não desista e aceite as falhas
Não desista e aceite falhas, é possível encontrar uma solução em quase tudo, então porque quer desistir? A perseverança pode ser um dos melhores impulsionadores da confiança.
- Esteja preparado
Quer experimentar uma determinada área, aprenda tudo o que há sobre isso. Assim que se sentir preparado entre em ação, isso contribui muito para a sua confiança pessoal.
- Gestão Emocional perante desafios
Às vezes, os desafios da vida são de extrema dificuldade e manter a nossa autoconfiança não é fácil. Se isso acontecer, reflita e faça duas listas: uma sobre todas as coisas que está grato na sua vida, e outra sobre todas as coisas que tem orgulho que conquistou (não importa quão pequeno). Uma vez concluída, coloque as listas num lugar de destaque. Isso irá lembrá-lo de aspetos positivos da sua vida e é especialmente poderoso quando a sua autoconfiança está