fbpx

Exercício: Tem medo do quê?

Escreva todos os seus medos e inseguranças mais profundos. Isso ajudá-lo-á a perceber em que medida a sua vida é um reflexo dos mesmos.
Olhe para as suas circunstâncias actuais e faça uma lista de alguns dos problemas que está a viver. Reflicta seriamente sobre eles. Faça um profundo balanço da sua vida. Por exemplo:

Alguém o deixou?
Os seus filhos rebelaram-se contra si?
O seu chefe despediu-o?
Os seus colegas rejeitaram-no?

O que é que não está a funcionar na sua vida?
Faça uma lista de tudo aquilo que não está a funcionar na sua vida. Para o caso de ainda ter dúvidas – o que parece pouco provável seguem-se alguns exemplos:

Magoou-se na sua aula de ginástica?
Discutiu com o seu conjugue?
Passou com cheque sem cobertura?
Espatifou o seu carro?

Veja o que tem feito para contribuir para essas situações. Até que ponto os seus problemas actuais são um reflexo do seu comportamento?

Agora analise todas as suas interacções diárias com as pessoas e examine a forma como lida com cada situação, pessoa ou coisa que o intimide, incomode, oprima ou assuste.

Fica na defensiva?
Torna-se presunçoso e arrogante?
Rejeita quem o rejeita?
Torna-se excessivamente controlador e determinado a resolver o assunto?
Fica ansioso, impulsivo ou agitado?
Faz coisas para se abstrair que acabam por gerar o caos (como por exemplo salvar vários cães quando está temporariamente sem casa)?
Revolta-se e provoca deliberadamente mais danos (como, por exemplo, comer compulsivamente como forma de se vingar dos seus pais por estes não o terem amado incondicionalmente)?
Fica apático e negligencia atitudes de responsabilidade inerentes a vida diária, por exemplo: deixa as contas passar o prazo de pagamento.
Está a perceber a ideia? Reconheça como é que ajudou a criar os problemas que continuam a sabotá-lo. 
Você é a única pessoa que pode interromper os seus próprios ciclos sabotadores de autodestruição. Reconheça-os por aquilo que são; aproveite este exercício para identificar em si próprio tantos quantos conseguir.
Partilhe as suas respostas comigo:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Skype: flaviao.gouveia
Telemóvel: 962595029