fbpx

Descubra a diferença entre feedback Negativo e feedback Construtivo


Um feedback construtivo visa a reforçar o comportamento ou desempenho que está dentro do padrão desejado por outro lado o feedback negativo tem só como principal foco o lado menos positivo do comportamento.

Os dois maiores problemas do feedback negativo são:
– A inexistência de uma crítica positiva; isto é, não há um reconhecimento ou
referência de um bom desempenho;

– a crítica negativa pode criar um distanciamento na relação por exemplo entre o líder e um colaborador.

O feedback destrutivo costuma acontecer só quando há uma tendência natural para valorizar o que menos bom aconteceu, num projecto ou numa equipa, ou seja “a visão do copo meio vazio”.
Este feedback destrutivo costuma assumir um tipo de comentários generalizados e subjetivos, apontando com frequência para características pessoais ou atitudes mal entendias.

Por outro lado o feedback construtivo é feito através de uma crítica estruturada, objetiva, concentrada em facto concretos e exemplos específicos de um ou vários comportamentos. A crítica pode ser extremamente destrutiva ao nível dos relactivamentos pessoais como também na motivação de equipas.

O ano passado assisti a uma reunião de entrega de prémios, foram batidos recordes de vendas e de novos clientes, o discurso do Líder do inicio ao fim passou por “podíamos ter feito melhor, isto ainda é insuficiente, 2022 tem de ser Melhor..

Como podemos motivar uma equipa com este tipo de feedback’s?


Em resumo o feedback construtivo visa:
– Partilhar informações sobre o comportamento e o desempenho com base em dados objetivos, de tal maneira que a pessoa criticada mantém uma atitude positiva em relação a si própria e ao seu trabalho;
– Estimula aquele que recebe a crítica a comprometer-se mais com o seu trabalho e reforça mais a motivação o foco e a acção.

Que tipo de feedback costumas mais usar?