Enquanto temos paixões e a perseguimos ficaremos bem posicionados.
“Normalmente, viver de uma forma segura traz, mais tarde, arrependimentos. A todos nós são dados talentos e sonhos. Por vezes os dois não coincidem. Mas com bastante frequência comprometemos ambos mesmos antes de os descobrir. Mais tarde, por mais bem-sucedido que possamos ser, acabamos por olhar para trás, ansiando por aquele tempo em que devíamos ter perseguido os nossos verdadeiros sonhos e talentos, por tudo o que valiam. Não se deixe ser levado a pensar que os seus sonhos ou talentos não são prudentes. Eles não se destinam a ser prudentes. Eles destinam-se a trazer alegria e realização à sua vida”.
Richard Elder
A maioria de nós não segue a sua paixão. Em resultado disso, sentem-se frustradas e infelizes. E podemos ver isso na forma como vivem a sua vida. O editor Malcolm Forbes afirmou. “O maior erro que as pessoas cometem na vida é não tentarem ganhar a vida fazendo o que gostam”. Em resultado disso, tentam simplesmente suportar a sua vida de trabalho, em vez de tirarem o melhor partido dela. Vivem para os fins de semana. Tentam aguentar-se até à reforma. Isso é realmente uma pena porque as hipóteses de sucesso das pessoas são directamente proporcionais ao grau de prazer que retiram daquilo que fazem. Quando se conformem, colocam-se numa posição difícil. Quando seguem a sua paixão, a sua situação melhora.
Tommy Lasorda, o antigo director da equipa dos Los Angels Dodgers, manifestou a sua paixão pelo basebol durante uma entrevista na rádio, depois de ter sofrido uma desmoralizante derrota nos play-offs da liga nacional. Apesar da derrota, ele ainda falava entusiasticamente acerca do jogo. O entrevistador estava espantado e perguntou-lhe como é que poderia estar tão animado depois de ter perdido um jogo tão importante.
“O melhor dia da minha vida é quando consigo vencer um jogo, respondeu Lasorda e o segundo melhor dia da minha vida é quando consigo perder um jogo. A antiga paixão do director era o basebol e a cada dia em que estava envolvido com o jogo era um dia que estava a viver o seu sonho.
O sonhos tornam-se realidade quando os dons são incendiados pela paixão. Quando faz do seu sonho a sua profissão, irá sentir-se realizado na maior parte dos dias da sua vida. O escritor Logan Pearsall Smith observou: Existem duas coisas para se procurar na vida: primeiro, ter o que deseja, e então aproveitar o que se conquistou. Apenas os mais sábios conseguem a segunda.
Qual é o tamanho da paixão pelo teu sonho?
Acordar e adormecer a pensar no teu sonho?
Estás disposto a continuar, melhorando as tuas capacidades e atitudes por mais uma década?
As pessoas que realizam o seu sonho respondem sim à pergunta da paixão. Sentem-se incitados a seguir o seu sonho.
Escala da paixão:
- A minha paixão é tão forte que incendeia outras pessoas:
- Não consigo imaginar a minha vida sem o meu sonho.
- Eu sacrificaria, de livre vontade, outras coisas importantes por ela;
- A minha paixão entusiasma-me e muitas vezes preocupa-me;
- Eu gosto da minha paixão, é um dos meus interesses.
- Posso segui-la ou deixá-la;
- Prefiro não pensar nela;
- Saio do meu caminho para a evitar;
- Coloquei-a na lista das coisas que menos gosto;
- Prefiro arranjar um dente sem anestesia;
Responde a estas perguntas
Email: coach@flaviagouveialeadercoach.com