fbpx

Como um Atleta Aumenta a Performance – Treino Mental Desportivo

Muitas vezes o que diferencia um atleta de sucesso é a sua preparação mental que tem sobre gestão emocional ao longo da época entre os desafios e a pressão. 
Estudos referem que o bom desempenho deve passar por 90% de preparação física e 10% mental, no entanto quando estão em competição e com o aumento da pressão a percentagem inverte – 90% de mental e 10% de preparação física.
Porque é que alguns atletas em competição o nível de desempenho diminuiu consideravelmente?
Em termos físicos ao longo dos treinos dão o seu melhor, praticam exaustivamente táticas sabem o que querem alcançar mas na hora H “bloqueiam”.
Porque é que alguns atletas se tornam frustrados, perdem o foco e ficam com raiva,”sufocam” sob a pressão. Enquanto outros não se preparam tanto fisicamente mas durante o jogo têm um nível desempenho e entrega de 100%.
Quando falamos de atletas de sucesso existem vários factores cruciais tais como:
 – Capacidade de foco;
– Resiliência ao lidar com os desafios;
– Autoconfiança face aos objectivos que querem alcançar;
– Gestão das Emoções;
Todos os pilares que compõem um modelo de desempenho de uma modalidade desportiva estão interligados. A preparação física, o treino de novas habilidades técnicas, a implementação de novas táticas e as decisões que tomam têm grande influência em toda a estrutura mental do atleta.
A capacidade de estabelecer metas, manter o foco, tomar decisões, manter a  autoconfiança e confiança, controlar as emoções e ler o “outro” sob pressão de forma consistente são essenciais para alcançar níveis de sucesso individuais e colectivos.
É um grande erro achar que os grandes nomes do desporto “nasceram com todas as habilidades mentais de sucesso principalmente quando analisamos os níveis de desempenho em diferentes jogos e estes são muito variáveis. 
Com o treino mental é possível desenvolver competências onde os atletas maximizam o seu desempenho e concretizam de forma mais consistente o seu trabalho ao longo da época.
E necessário criar um plano de acção a longo prazo onde possam ser analisados os diferentes factores que podem contribuir para um melhor desempenho do atleta. A aquisição de novos hábitos/rotinas e a auto-consciência sobre as competências têm um contributo muito forte ao nível do foco.  
Marca hoje a Tua Sessão, Aumenta a Tua Performance com FOCO, PLANEAMENTO, OBJECTIVOS!
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemóvel: 962595029
Skype: flaviao.gouveia