Nervos: “borboletas” no estômago, pensamento acelerado, aumento da tensão muscular e frequência cardíaca, etc. No entanto, alguns atletas ficam mais nervosos do que outros.
Sugestão, não lutes contra isso – Sintomas de nervosismo: tensão muscular, náuseas são causados por uma aceleração da adrenalina (um hormônio bombeado nas nossas glândulas adrenais) que está presente para ajudar a apoiar a nossa resposta de “luta ou fuga”. O que isso significa?
A adrenalina é uma espécie de combustível para os nossos músculos. Quando enfrentamos um desafio físico, a adrenalina é nossa amiga. Aprende a manter a calma usando o combustível da “adrenalina” como vantagem.
Sai do futuro, fica no presente – Além dos sintomas mencionados acima, muitos atletas experimentam uma preocupação excessiva quando ficam nervosos.
Algo comum são os “e se” ou seja, um pensamento negativo futurista:
Este tipo de pensamento intensifica os nervos e a melhor solução para transmutar é o relaxamento.
A sugestão mais simples é treinares a tua respiração de forma lenta e profunda pode ser a melhor ferramentas« para te ajudar a manter os sintomas de nervosismo sob controle.
A respiração profunda ajuda a relaxar a tensão muscular, o ritmo cardíaco lento, aumentando o oxigénio e mantendo no controle. É quase impossível respirar fundo e lentamente se seus músculos estiverem muito tensos.
Tenta!! Pense no que pode dar errado se não conseguires gerir as tuas emoções e tenta respirar profundamente. Conseguiste?
Agora, tenta relaxar os teus músculos, foca-te no presente e concentra-te na respiração, imagina que tens um balão no estômago e “enche” e volta a esvaziar.
Como qualquer técnica, é preciso que exista prática, quantos mais vezes praticares mais facilmente consegues lidar com o teu nervosismo.
Agenda a Tua primeira sessão coaching:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Skype: flaviao.gouveia