fbpx

Como definir as Suas Metas: a Longo prazo, Mensais, Semanais e diárias

Deixar-se simplesmente levar pela vida esperando que as coisas que deseja caiam do céu pode ser um estilo de vida, mas quando se trata de realizar os seus sonhos não é uma solução.
Uma das condições essenciais para tentar alcançar um objectivo de forma pró-activa é organizar-se para isso. Há duas partes nesse processo: 
– Organizar as suas metas e organizar o seu ambiente. 
– Organizar as suas metas é muito simples e espantosamente poderoso – tudo o que precisa de fazer é arranjar um papel e uma caneta ou sentar-se à frente do seu computador. 
A verdade é que quando escrevemos as coisas que queremos temos muito mais hipótese de vir a obtê-las.
A primeira coisa é escrever as suas metas. Uma estatística assustador a circular na Internet diz que 95% das pessoas falham as suas metas porque não as escrevem, enquanto os outros cinco por cento escrevem as suas metas e conseguem atingi-las. Não sabemos a origem destas estatísticas, mas pela minha experiência, estes resultados estão muito próximos da realidade. Há imensas razões pelas quais é importante escrever as suas metas. Felizmente para si, vou explicar-lhe cada uma delas.
Em primeiro lugar, do ponto de vista psicológico, ver as suas metas definidas por escrito torna-as mais reais e compete-o a formar uma ligação emocional com elas. Tornam-se coisas concretas em vez de esperanças vagas flutuando algures na sua mente.
De um ponto de vista prático, escrever as suas metas ajudá-loá a manter-se focado e direccionado ao longo do seu dia de forma a não desperdiçar energia nem tempo. Muita gente dispersa-se em tarefas desnecessárias, tornando-se impulsivas e gradualmente desencorajadas. O truque é agendar as suas prioridades.
Além disso, as metas de longo prazo podem ser esmagadoras e muita gente esforça-se para não perder de vista o seu propósito maior. É fácil ficar intimidado com os detalhes e preocupar-se com tudo o que terá de fazer para chegar onde deseja. 
Quando escreve a sua meta deve divida-a em pequenas etapas para conseguir perceber claramente o desafio que cada uma representa, o quão atingível será a sua meta ao abordá-la de forma adequada.
A maneira mais eficaz de começar está no fim. A sua meta final é o quadro de referência para tudo o que fizer. Seja especifico. Arranje uma forma de avaliar o que já fez. E defina metas atingíveis. Também deverão ser suficientemente  realistas para requererem no mínimo seis meses a um ano para serem alcançadas. Tenha em atenção algumas armadilhas comuns:

Ilusão/Realidade
– Quer ser manequim profissional mas mede 1,55. Pode mesmo assim, cuidar ao máximo da sua imagem. Ter uma aparência fabulosa e tornar-se modelo fotográfico ou repórter de moda ou trabalhar como editor de uma revista de moda, ou estilista, entre muitas outras coisas. Há sempre maneira de encontrar um trabalho relacionado com a sua área de preferência, seja qual for, mesmo que de uma forma diferente daquela que inicialmente pensou.
Demasiado vago sobre o que quer…
“Quero ser feliz”.
Tem de definir primeiro o que significa felicidade antes de se tentar alcançá-la. Significa estar casada com o homem dos meus sonhos e viver numa quinta no Alentejo? Ou significa viver em Nova Iorque e ser CEO de uma grande empresa?
Ausencia de Detalhe: “Vou ter mais saúde”
É preciso ir ao detalhe:”Quero que a minha pressão arterial seja de 120/80 ou quero conseguir correr a meia maratona ou quero perder 30kg.
Assim que determinar a sua meta principal, defina um plano para alcançá-la através de metas de curto prazo. É aqui que a divide em etapas praticáveis, os pequenos passos que referi mais acima.
Uma das melhores formas de decompor a grande meta em pequenas metas praticáveis de curto prazo é criar uma tabela de concretização.
Permitir-lhe-á literalmente colocar em marcha um plano de acção, criando uma conexão entre aquilo que está a fazer aqui e agora e o futuro que imagina para si próprio. A sua meta final fica no topo da tabela, procedida sucessivamente pelas metas mensais, semanais, diárias e até metas momentâneas.
Metas a Longo Prazo
Emagrecer 45kg
Metas Mensais
Emagrecer 5 kg
Metas Semanais
Emagrecer 1kg
Frequentar o ginásio 5 vezes para treinos de 45 minutos
Manter uma ingestão calórica semanal de cerca de 8.500 calorias.
Metas Diárias
Segunda-feira: Ginásio. Consultar o meu diário de dieta no final do dia para me certificar de que não ultrapassei o meu limite de 1.200 calorias diárias.
Terça-feira: Ginásio, Escrever o meu diário de dieta para me certificar de que estou dentro do meu limite diário calórico.
Quarta-feira: Caminhada/Subir escadas; Ir à mercearia comprar alimentos saudáveis para cozinhar e embalar. Consultar diário.
Quinta-feira: Ginásio, consultar o diário e preparar refeições saudáveis.
Sexta-feira: Comprar roupa nova de desporto, escrever diário e ginásio.
Sábado: Fazer caminhada com amigas, preparar refeições saudáveis e comprar produtos saudáveis para a próxima semana.
Domingo: Dia que pode comer uma refeição mais calórica e preparar a semana de treino e comida.
Metas imediatas
Depois passa às metas imediatas, ou seja aquilo que precisa de fazer agora para facilitar as suas metas diárias
Comprar um contador de calorias que possa trazer sempre comigo.
Falar com as outras mães da escola para ver se podem combinar boleias para os miúdos, para eu tentar encaixar o exercício físico nalgumas manhãs por semana.
Procurar algumas receitas saudáveis na Internet, para saber que alimentos bons comprar para a preparação semanal das refeições.
Imprimir o meu horário do ginásio para poder consultá-lo no domingo quando fizer o planeamento semanal de exercício físico.

Outra forma de manter-se motivado é recompensar-se por concretizar as metas menores. Mas que isto fique bem claro: essas recompensas devem ser saudáveis e não autodestrutivas. Por outras palavras se a sua menta é perder peso, não vai recompensar-se com um fim de semana de pizza, refrigerantes e gelados. Ao invés disso, marque uma sessão de manicure, cabeleireiro. Quando atingir as suas metas mensais, quem sabe uma massagem? Quando atingir a sua meta a longo prazo, talvez umas ferias na praia com o novo look.

Oferecer a si mesmo estes presentes saudáveis também é uma óptima maneira de aprender a ser mais atencioso consigo mesmo. São tão poucas as pessoas que dedicam tempo a cuidarem delas próprias da maneira certa. Calendarizar este tipo de actividades enriquecedoras de acordo com a concretização de cada meta secundária fará maravilhas pela sua autoestima e ajudá-lo-á a cultivar uma visão saudável da vida.
Crie a sua Tabela e comece Agora a Criar as Sua metas:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemovel: 962595029
Skype: flaviao.gouveia