fbpx

A Procrastinação…

“Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” Benjamin Franklin

Benjamin Franklin é conhecido por esta citação, na verdade todos nós temos coisas na nossa lista de tarefas que não cumprimos  e para alguns procrastinar é uma forma de arte! Isso pode acontecer porque não temos tempo para concluir a tarefa, porque é algo que não gostaríamos de fazer, porque não temos confiança para fazê-lo, porque somos apenas preguiçosos ou qualquer outro motivo não referido.
Eu tenho trabalhado com um coachee/cliente que colocou alguns desafios interessantes face à procrastinação. Ele tem uma série de tarefas que quer cumprir já a algum tempo mas não foi capaz de avançar e este tem sido o meu foco enquanto coach.
O mais interessante sobre esta situação é que o meu coachee é apaixonado pela conclusão das tarefas e demonstra compromisso de querer entrar em ação.
Numa perspectiva externa, ele ao mesmo tempo que tem uma vontade grande de fazer todas as tarefas é um especialista em se auto-sabotar. Nas muitas tentativas de realização dessas tarefas ele começa e deixa a meio.
Durante as nossas sessões temos desenvolvido vários exercícios onde focamos várias áreas da vida  e as suas emoções, ou seja, como é que ele se sente quando não consegue confluir as tarefas definidas. Deste modo, o nosso Plano de Ação tem sido focado nos passos que ele pode começar a dar para terminar uma tarefa e as emoções que ele associa (satisfação, prazer, etc)
Até agora, o meu coachee não foi capaz de concluir qualquer uma das tarefas. Do meu ponto de vista como coach tem sido desafiante.

Muitas vezes é mais fácil ficar frustrado, zangado, desiludido porque “não fomos capazes” ontem na sessão com o meu “coachee” ele partilhou que esteve a pensar nas razões que o levavam a não “fazer nada” e frisou que as principais causas passavam pela sua falta de confiança e por ter medo de trabalhar uma nova área da sua vida que é totalmente fora da zona de conforto e isso assustava-o muito.

Consegues perceber quais são os motivos principais que te levam a continuar a adiar uma serie de coisas?

Partilha comigo:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemovel: 962595029
Skype: flaviao.gouveia