fbpx

A Matriz de Eisenhower

A Matriz de Eisenhower é dividida em 4 áreas de importância e urgência para priorizar as tuas atividades/ tarefas

1º quadrante – Importante, mas não urgente

Aqui estão as tarefas de longo prazo, aquelas que irão te trazer mais resultados e que são realmente relevantes para que cumpras todas as tuas metas e objetivos. Por não serem urgentes, podes programá-las usando a agenda, por exemplo. Aqui deve estar a maioria das tuas tarefas, pois são as que geram mais resultados.Ps.: Uma vez que estas tarefas podem ser agendadas às vezes correm o risco de cair na procrastinação acabando por ir para o segundo quadrante, sobre o qual irei falar a seguir.Exemplos de tarefas: leitura, estudos, atividades físicas..

.✅ 2º quadrante – Importante e urgente

Nesta área estão, geralmente, aquelas atividades que eram do primeiro quadrante mas que foram procrastinadas. Tornam-se urgentes porque não foram resolvidas nos prazos certos e acabas por ter de ser o Bombeiro de serviço, caso contrário pode trazer problemas graves. Têm de ser resolvidas imediatamente.

Ps.: Cuidado para não entupires os teus dias só com esses tipos de atividades. Isso irá minar os teus resultados.Exemplos de tarefas: pagamentos a clientes, entrega de projectos e relatórios

✅ 3º quadrante – Nem importante nem urgente

Aqui estão as atividades que podem e devem ser evitadas. Geralmente são distrações que minam a tua produtividade e que podem ser ignoradas ou canceladas principalmente nos momentos em que estiveres a produzir. Já nas tuas horas de descanso essas atividades podem sim ser feitas.

Exemplos de tarefas: navegar nas redes sociais quando devias estar a trabalhar de forma focada.

✅ 4º quadrante – Urgente, mas não importante

Estas são as tarefas que precisam ser feitas urgentemente, mas que não precisam ser feitas por ti. Neste caso, podes e deve delegá-las. Exemplos de tarefas: contactar clientes para cobranças, etc

Deixa o teu comentário se tens dificuldade em gerir as tuas prioridades