fbpx

6 maneiras simples de ter um dia mais produtivo

1. Cria uma rotina para um Bom dia

Uma das melhores maneiras de começar o dia é acordar cedo, tomar o pequeno almoço, fazer exercício fisico e começar o dia de trabalho. Alguns artigos de pessoas bem sucedidas referem que manter uma rotina matinal positiva tem um impacto muito forte nos resultados que tem.
Quais são as tarefas que tens mais urgentes para hoje? Começa por fazer o que é urgente o que tem de ser resolvido agora. São neste momento 10h15 minutos começaste a trabalhar agora o que é que tem de ser feito Hoje?


2. Define Prioridades

Às vezes, não temos um dia produtivo porque simplesmente não sabemos por onde começar. Quando for esse o caso, a solução mais simples é criares uma lista com tudo o que tem de ser feito. Analisa essa lista e prioriza essas tarefas com base na importância e urgência.
Hoje em dia já existem várias aplicações que te podem ajudar nesse sentido com o planeamento e a organização.
Se conseguires fazer as tarefas mais urgentes e importantes consegues ter um dia mais produtivo e por sua vez os níveis de stress diminuem consideravelmente. 

3. Concentra-te numa coisa de cada vez

Um dos maiores assassinos da produtividade é a distracção/falta de concentração. 
Uma noite mal dormida, jogos, redes sociais com notificações sempre “ligadas” podem contribuir para a tua falta de foco e por sua vez ausência de produtividade. 
É por isso que é importante saber onde e quando trabalhas melhor. Precisas de um pouco de ruído de fundo para te manter motivado? Experimenta um trabalho onde possa haver musica de fundo (exemplo: lojas de roupa, cafés, etc).
O ruído incomoda-te e não consegues te concentrar, experimenta uma biblioteca ou coloca os fones nos ouvidos. Recentemente um cliente disse-me que na sua equipa um colega está constantemente a atender o telefone para dar feedback aos clientes da empresa. Como estratégia ele ouve musica e consegue manter a sua concentração “activa”.


4. Faz Pausas

O foco, contribui muito para a nossa produtividade neste sentido, para reduzir a fadiga mental a minha sugestão é definires ao longo do teu trabalho momentos de “pausas”. Podes definir 25, 30 ou 45 minutos para uma tarefa e uma pausa de 5. 
Quando trabalhava como educadora social aproveitava que nas traseiras do escritório tinha um jardim e as vezes ficava apenas 2, 3 minutos a respirar. Normalmente chamam as “pausas dos fumadores” mas mesmo os “não fumadores podem aproveitar a varanda do escritório para descansar a mente.

5. Gere o teu tempo

Uma vez li num livro sobre gestão de tempo “não há tempo livre, apenas mal organizado”.
Como podes perceber se tens ou não tempo livre? Quando tens um dia muito produtivo consegues ter tudo organizado ou seja sabes exactamente o tempo que é necessário para cada tarefa. Por sua vez consegues terminar o teu dia no horário planeado e podes dedicar tempo aos teus hobbies (ler, passear, fazer desporto, aprender algo novo).
Tenho um cliente que aproveita o tempo de aquecimento às 7h da manhã no ginásio (andar de bicicleta) para ler as noticias.


6. Celebra os teus Resultados

Muitas vezes temos um dia super produtivos mas nem tivemos consciência disso. Recentemente acordei às 6h da manhã fui treinar e comecei a fazer sessões desde as 9h da manhã. O meu dia terminou às 19h45h, quando desliguei o computador e olhei para a minha agenda fiquei estupefacta com a quantidade de coisas que fiz.
É importante criares um “sistema” de recompensa para te motivares a continuar no registo da produtividade (exemplo: combinar jantar com namorad@ sitio diferente, ir ao cinema/teatro, etc).
Um sistema de recompensa é um motivador incrível, principalmente se essas recompensas forem coisas que gostas muito. Além disso, deves reflectir sobre o teu dia para descobrires o que funcionou e o que não funcionou.
 A reflexão não só aumenta a produtividade futura, como consegues fazer uma auto-avaliação.
Espero que tenhas um dia Super Produtivo, partilha comigo as tuas estratégias.
Agenda a tua sessão agora:
Email: coachflaviagouveia@gmail.com
Telemóvel: 962595029
Skype: flaviao.gouveia